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02 fevereiro 2017

O áudio logo na imersão sinestésica da marca

Já é conhecido o poder que o som tem de criar emoções e experiências envolventes, como é o caso de algumas canções, trilhas sonoras e jingles. E dentro da paisagem sonora contemporânea, há uma infinidade de recursos de produção que exploram nossos sentidos com diferentes notas, melodias, timbres e ruídos, sejam naturais, tecnológicos, mecânicos, humanos ou sintéticos. São muitas as possibilidades criativas em nosso cenário auditivo atual.

Assim como as identidades visuais, é possível criar uma identidade sonora para que uma marca amplie ou reforce seus vínculos com o público. Podemos influenciar atitudes e comportamentos através do chamado Sound Branding, que consiste no planejamento e criação da identidade sonora de uma empresa ou corporação.

Para elaborar esta identidade sonora, são estudados aspectos particulares de cada marca: seu público-alvo, dados de pesquisa, sua personalidade, entre outros. A partir daí é possível experimentar estilos e sons compatíveis com cada perfil. O Sound Branding engloba toda a experiência auditiva que consumidor tem com uma marca, que pode ir desde ao barulho da abertura de uma embalagem ou a campaínha de um painel eletrônico até composições musicais mais complexas.

A criação do áudio logo é parte do Sound Branding. A Intel foi uma das pioneiras nesta modalidade de criação, associando um som ao mesmo tempo tecnológico e suave, com notas alegres, em sua assinatura de anúncios. Neste link você confere o áudio logo da Intel e de outras marcas, incluindo a 20th Century Fox e sua emblemática chamada, que nos transporta imediatamente para o mundo dos grandes espetáculos.

Muitas marcas do mercado de entretenimento exploram, hoje, os recursos do áudio logo. O Netflix associa um som pontual, em dois tempos, que nos deixa atento para a mensagem: vai começar! Ouça aqui:


Mesmo sendo uma TV on demand, onde o espectador comanda o início, as pausas e o fim da exibição, o áudio logo cumpre uma função de atentar para o começo da transmissão e identificação de marca.

Todas as características estéticas utilizadas na composição dos áudio logos funcionam como valores simbólicos associados às marcas, ativando a lembrança de empresas e produtos para as pessoas.